(…) No dia 13 de Junho de 1832 foi lançada à carreira, nos estaleiros de Damão, a Fragata D. Fernando II e Glória. Realizou a sua última viagem em 1878. A época da Fragata D. Fernando II e Glória foi uma época de plenos acontecimentos e de alterações políticas importantes, quer de âmbito nacional, quer internacional (…)
(…) As lutas liberais, iniciadas em 1826, pouco antes da construção do navio e que se prolongaram até à assinatura do Acto Adicional (5 de Julho de 1852). Um mês depois a Fragata D. Fernando II e Glória iniciou a sua actividade operacional, a partir de Lisboa (…) Página 23
(…) Mas a instabilidade política em Portugal continuava e a construção da fragata em Damão arrastava-se, em consequência dessa perturbação política e das dificuldades financeiras que daí resultavam (…) Página 29
(…) Em 1843, quando o governador da Índia, Francisco Xavier da Silva Pereira, 1º Conde da Antas, se preparava para entregar o cargo e regressar a Lisboa, deixou tudo encaminhado para que se pudesse rapidamente concluir a construção da Fragata D. Fernando II e Glória. Assim se fez. A Fragata D. Fernando II e Glória foi lançada à água em 22 de Outubro de 1843, seguiu para Goa onde aparelhou e armou, e de onde largou em 2 de Fevereiro de 1845, chegando a Lisboa em 4 de Julho (…) Página 33
(…) Logo no mês seguinte, em 26 de Agosto, a Fragata D. Fernando II e Glória navegou para a ilha da Madeira como navio-chefe de uma pequena frota naval que tinha a honrosa missão de conduzir a princesa Maria Amélia que, acompanhada por sua mãe, a imperatriz do Brasil e Duquesa de Bragança, naquela ilha ia procurar e tratamento para a sua debilitada saúde. Foi assim que a fragata iniciou a sua vida de unidade operacional da Armada (…) Página 34.
In: “D. Fernando II e Glória. A Fragata que renasceu das cinzas”. De António Emílio Ferraz Sacchetti. Edição dos CTT de Portugal, 1998.
Foto: Batalha do Cabo de S. Vicente entre Absolutistas e Liberais, em 5 de Julho de 1833.
Última batalha do século, travada um ano depois de a Fragata D. Fernando II e Glória ter sido lançada à carreira. Quadro de Morel, 1842.
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