quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sobre a Obra Social da Fragata D. Fernando II e Glória

Após a publicação no “Cesto da Gávea” das providências desenvolvidas pelo Sr. Almirante Andrade e Silva, quanto à reconstrução da Fragata D. Fernando II e Glória, através do apelo aos mecenas, a fim de angariar verbas que viabilizassem a reconstrução da velha Nau da última viagem à Índia Portuguesa, venho também relembrar o seguinte.
Esta velha Nau foi vítima de um trágico incêndio no dia 3 de Abril de 1963, deixando-a quase totalmente destruída.
À data do incêndio, funcionava na referida Nau a Obra Social da Fragata D. Fernando. Assim, ficou durante 25 anos (1963 a 1998) colocada no “Mar da Palha” sofrendo as agruras do tempo, que teimava passar, sem qualquer conservação e manutenção.
Como ex-aluno da Fragata D. Fernando II e Glória, e informado como a Obra nasceu; do financiamento necessário e realizado para o exercício da mesma (que na altura albergava aproximadamente 150 alunos, tendo o número diminuído já nas instalações em Setúbal dado o exíguo espaço nas instalações da Capitania do Porto de Setúbal) compete-me esclarecer o seguinte:
Desta forma, sinto-me no dever de transmitir esta informação aos ex-alunos da Fragata, que esta Obra Social, criada no ano de 1940, e instalada na referida Nau, foi um projecto desenvolvido e executado pelo Sr. Almirante Henrique Tenreiro e instituições dele dependentes.
Assim se faça jus a esta informação, que só a mim cabe a responsabilidade da mesma, dada a politização feita em torno deste Oficial da Armada Portuguesa.

Texto enviado por
Joel Costa Inácio*
Ex-aluno nº 15 (1963-1964)

*Ex- aluno da Fragata D. Fernando II e Glória/Obra Social da Fragata D. Fernando, que privou com o Sr. Almirante Henrique Tenreiro de 1965 a 1974 e ex-funcionário do Grémio dos Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau.
Foto: Contra-Almirante Henrique Ernesto Serra dos Santos Tenreiro.

Nenhum comentário: