Visita efectuada a bordo do "David Melgueiro" em 1951, pelo então presidente da República General Craveiro Lopes, ministro da marinha Almirante Américo Tomáz, presidente da CRCB Engenheiro Higino Queiroz e pelo delegado do governo junto do GANPB Comandante Henrique Tenreiro.
Foto da tripulação do "David Melgueiro" que estava prestes a iniciar a sua primeira viagem, na companhia daqueles membros do Estado Novo. Cais de Alcântara, 1951
A SNAB teve a feliz ideia de homenagear os nautas de antanho ao incrustar no costado dos navios que mandou construir os nomes de Álvaro Martins Homem, João Corte Real, Pedro de Barcelos, João Álvares Fagundes, Estêvão Gomes, Fernandes Lavrador e, por último, David Melgueiro.
O livro de Duarte Leite “História dos Descobrimentos” descreve o fantástico itinerário do navegador David Melgueiro a bordo do veleiro holandês “Padre Eterno”, em 1660, com partida do Japão e passagem ao longo da Tartária, Spitzberg, Gronelândia, Escócia, Irlanda, Holanda e Portugal. Os dois volumes de Duarte Leite foram publicados em 1959 e 1962 por Edições Cosmos.
O arrastão “DAVID MELGUEIRO” foi construído nos Estaleiros T. Van Duijvedijk Scheepswerf, Holanda, e tinha as seguintes características:
Comprimento de fora a fora: 80,14 metros, tonelagem de arqueação bruta: 1.692,70: toneladas Motor principal 1.600 BHP: capacidade para carregar 30.000 quintais de bacalhau salgado verde (1800 toneladas).
O arrastão seria o maior do mundo ate então construído. Foi lançado à água em 1950 e iniciou a actividade em 1951. No ano de 1976 foi parcialmente convertido em navio congelador e, em 1979, projectou-se a transformação em totalmente congelador.
O seu primeiro Capitão foi o jovem Emílio Carlos de Sousa, que já havia dado provas do seu talento de marinheiro e pescador em navios de arrasto da pesca do alto. Saiu da SNAB para o comando de frota de arrasto, na União Sul Africana. Regressou a Lisboa para comandar nau “BARTOLOMEU DIAS” de Lisboa a Cape Town.
As fotografias evocam a visita ao “DAVID MELGUEIROI” do Presidente da República General Craveiro Lopes, Ministro da Marinha Almirante Tomás, Presidente da CRCB Eng.º Higino Queiroz, Delegado do Governo junto do GANPB Comandante Henrique Tenreiro, personalidades do Estado Novo vigente na época.
A SNAB foi representada pelos administradores Vasco de Albuquerque d’Orey e Dr. António Duarte Silva.
Armando Reis Leitão*
5 de Outubro de 2011
*Antigo Funcionário Administrativo da Sociedade Nacional de Armadores do Bacalhau (SNAB) e Administrador da empresa após o 25 de Abril
3 comentários:
Pode dizer-me onde encontrou a foto da tripulação, por favor?
Procuro imagens da pesca do bacalhau.
Obrigado
http://www.archive.org/stream/historiadapoca00ruge/historiadapoca00ruge_djvu.txt
http://www.archive.org/stream/historiadapoca00ruge/historiadapoca00ruge_djvu.txt
Postar um comentário