terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pedaços da nossa Fragata"

LEMBRANDO A NOSSA FRAGATA
Falando aqui na minha aldeia com um vizinho meu, sobre os nossos tempos de juventude. Contou-me que saiu daqui com os seus pais que foram trabalhar para a seca do bacalhau, tinha ele acabado de fazer a instrução primária e mal chegou ao Barreiro com 12 anos de idade foi logo trabalhar como aprendiz de carpinteiro naval numa serração de madeiras em Palhais.
Mais tarde ingressou na Lisnave já como carpinteiro naval.
Quando eu lhe disse que tinha saído da nossa aldeia, também muito jovem e que tinha sido aluno da Fragata de D. Fernando, ele convidou-me a ir a sua casa para me mostrar uma peça de artesanato. Fui com ele e, pelo caminho, foi-me dizendo que a Nossa Fragata quando foi desencalhada esteve numa doca na Lisnave e que um colega amigo e com muito jeito para o artesanato arranjou vários bocados de madeira queimada da Fragata e fez com eles várias peças entre elas uma que lhe ofereceu e que ele guarda na sala de estar de sua casa com muito carinho. Essa peça representa um mocho feito em peça única, só a base não é madeira da Fragata pois foi posta posteriormente aqui na nossa aldeia. Se repararmos na foto do mocho as costas ainda estão negras do fogo. Confesso fiquei impressionado ao ver a peça e claro pedi-lhe para me autorizar a fotografa-la acedeu ao meu pedido e eu com todo o gosto aqui a apresento. Saudações para todos os Fragatas.

Manuel João Carvalho Barrocas
ex-Aluno nº 159
(0 "Pachachinha")

Nenhum comentário: