domingo, 30 de janeiro de 2011

"Mais um Fragata que já não está entre nós"

Na foto em destaque está o Silvino Conde Fidalgo com a idade de 21 anos, e a bordo da Fragata (em pé, de braços cruzados) na companhia de outros alunos.
Silvino Conde Fidalgo na Escola de Marinheiros em Vila Franca de Xira. Em baixo, em nono lugar a contar da esquerda.

Documento que certifica o Silvino Conde Fidalgo como um dos Mecenas que contribuiu para a reconstrução da Fragata D. Fernando II e Glória.

Silvino Conde Fidalgo com a esposa, a bordo da Fragata.

Silvino Conde Fidalgo foi aluno da Fragata D. Fernando II e Glória, tendo ingressado naquela instituição com apenas 12 anos de idade. Aos 15 anos de idade foi chamado por engano para a Marinha de Guerra e, quando deram pelo lapso e porque já estava incorporado, deixaram-no lá ficar, o que durou cerca de 15 anos.
Já incorporado nos Fuzileiros Navais, participa na Guerra Colonial em Moçambique nos anos de 1961-1963 e 1965-1968, tendo participado em operações de combate na zona do Lago Niassa.
De regresso da guerra, saiu da Marinha de Guerra e foi trabalhar na empresa UNILEVER, na Póvoa de Santa Iria onde esteve cerca de 16 anos.
Mais tarde, estabeleceu-se por conta própria na Nazaré, onde passou, por herança familiar, a gerir o empreendimento Vila Turística Conde Fidalgo até ao dia do seu falecimento com a idade de 66 anos, no dia 17 de Janeiro de 2008 por motivo de doença.
É de toda a justiça recordar que Silvino Conde Fidalgo, pelo grande amor e apreço que tinha pelos valores e pela educação que lhe foi ministrada a bordo daquela "velha NAU", como retribuição, foi também um dos Mecenas que em 1991 contribuiu e tornou possível a reconstrução da Fragata, que veio a visitar na companhia de toda a sua família.
Aqui fica esta pequena e singela homenagem a "Mais um Fragata que já não está entre nós".

Carlos Vardasca
(Braz. ex-Aluno nº 14)

Nenhum comentário: