Por intermédio do "Albufeira", vim a saber de mais um contacto de um "Fragata", mais concretamente do Joaquim José Nunes Pina, ex-Aluno nº 384 e que tinha como alcunha o "Pêra". Como morava aqui bem próximo de mim, hoje mesmo me encontrei com ele e fiquei a saber um pouco mais da sua vida.
O Joaquim Pina entrou para a "Fragata" em Outubro de 1959 e saiu em 1963 antes daquela NAU ter ardido.
Foi para a Marinha Mercante (em Outubro de 1963) como Ajudante de Cozinha, tendo embarcado nos navios "Kuanza", "Beira" e "Império", de onde saiu para ir para a tropa, tendo participado na Guerra Colonial em Angola. Regressado da guerra ainda embarcou no navio "Príncipe Perfeito", para depois se inscrever numa Companhia Americana, a COTANDRE, vindo a embarcar em dois navios de passageiros daquela Companhia; o "FERCIA" e o "FARIND", tendo andado por lá cerca de 10 anos.
Posteriormente, e como o chamaram para a SOPANATA, veio a embarcar nos seguintes navios desta Companhia; "Marofa", "Marão", "Montemuro", "Sameiro", "São Mamede", "Neiva", "Niza" e "Nogueira" onde andou 12 anos.
Como esta Companhia acabou em Portugal por ter sido vendida aos americanos, o Joaquim Pina ainda fez um contrato a bordo do navio "Funchal" em cruzeiros pelo Mediterrâneo, indo mais tarde para uma empresa marítima de transporte de automóveis durante quatro meses.
Antes de se reformar, ainda trabalhou durante 1 ano na LUSOPONTE, numa grua na Ponte Vasco da Gama.
Aqui fica este breve apontamento deste nosso companheiro que agora já faz parte da nossa listagem, e que se manifestou bastante satisfeito por vir, finalmente, a reencontrar alguns daqueles que na "Fragata" com ele conviveram e se fizeram amigos.
Que seja também ele bem-vindo "à nossa família".
Nenhum comentário:
Postar um comentário