terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"Mais Putos da Fragata respondem à chamada"

Jaime Guerra no jardim em Setúbal (1971) e (em destaque) uma foto sua mais actual. Jaime Guerra junto de outros Alunos (o décimo a contar da esquerda), no edifício da "Fragata" em Setúbal.

Equipa da "Fragata". O António José Santos "Alcantarilha", segura a bola. Setúbal 1968. Equipa da "Fragata". António José Santos ("Alcantarilha") está em pé, e é o quinto a contar da esquerda, junto do guarda-redes (Nascimento, ex-aluno nº 98).
António José Santos "Alcantarilha", ex-Aluno nº 124)
O que é mais curioso nesta "odisseia", que visa reencontrar ex-alunos da "Fragata"que até agora têm andado em parte "incerta", que este entusiasmo não só mobilize as nossas "hostes" mas que mobilize outras gerações, que de uma forma ou de outra estão indirectamente ligados a esta causa.
É o caso do filho de um ex-Aluno que, navegando na Net, lá descobriu o "Cesto da Gávea", e de imediato foi avisar o pai da surpresa que tinha encontrado.
Estabelecido o contacto com este ex-Aluno, viemos a verificar que se tratava do Jaime Afonso de Castro Sales Guerra, ex-Aluno nº 237. que entrou na "Fragata" em 28 de Janeiro de 1966 e saiu em 18 de Janeiro de 1971, tendo ingressado na Marinha Mercante. Actualmente está reformado mas, segundo o filho, continua a trabalhar.
Nesta "Lingada", soubemos também do paradeiro do António José Santos, ex-Aluno nº 124, mais conhecido pelo "Alcantarilha", com quem já mantive contacto, enviando-lhe algumas fotografias, respondendo ao seu lamento, porque dizia ter muita pena de não ter nenhuma foto sua do tempo da "Fragata".
Por intermédio do Sidónio ("Alentejano", ex-Aluno nº 384) vim a saber do paradeiro do Luís Torres, ex-Aluno nº 318 (do qual ainda não tenho foto) que reside em Setúbal, que manifestou bastante entusiasmo em saber notícias nossas e estar pronto para participar no IV Encontro Nacional dos Antigos Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória, a realizar no dia 02 de Abril de 2011 a bordo da nossa "Fragata".
Como se pode verificar, e contrariando as expectativas iniciais, os "Putos da Fragata" estão a responder à chamada, o que revela um desejo imenso em recordar um pouco da sua infância e juventude, mas também reencontrar "velhos amigos" que as circunstâncias da vida os separou.
Como é óbvio, todos eles já fazem parte da nossa listagem, e no final do mês também irão receber correspondência alusiva ao nosso Grande Encontro.

Carlos Vardasca
(Braz, ex-Aluno nº 14)

Nenhum comentário: