quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

"Na sapataria Gomitos". História de Aníbal Cabrita

Aníbal Cabrita em primeiro plano, na companhia do "Albufeira" e do João Coelho, por altura do V Encontro Nacional dos Antigos Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória, realizado no Bombarral no dia 2 de Junho de 2012.
Aníbal Cabrita. Ex-Aluno nº 229
 
Havia no meu tempo, a bordo da nossa  Fragata, o sapateiro, figura austera, com cara de poucos amigos, vendo-se no rosto uma acentuada cicatriz, dizia-se que fruto de uma antiga rixa do seu tempo de juventude.
Era hábito então a bordo usarmos aqueles "sapatinhos" com os quais viemos ao mundo, porque os outros, os verdadeiros, esses serviam apenas para as saídas; acontecia porém que durante o inverno e principalmente nos dias chuvosos os mais friorentos tomavam a "liberdade" de os calçar, coisa que irritava grandemente o nosso amigo sapateiro, uma vez que o uso continuado dos sapatos significava mais trabalho para ele.
Quando isso acontecia, o homem protestava, praguejava, ameaçava, vociferava e sei lá que mais.
Lembro-me ainda daquela pequena porção de sabão que nos era distribuída, creio que uma vez por semana, para a lavagem da roupa e higiene pessoal, "mordomias" a que alguns dos nossos camaradas pouco habituados consideravam um desperdício de tempo, e que por isso iam acumulando nos seus cacifos  um considerável "pé de meia" daquele precioso bem.
O sapateiro ao se aperceber de que uma parte da rapaziada era "alérgica" ao uso do sabão e que o mesmo se acumulava inutilmente nos cacifos, logo tratou de iniciar uma "pedinchice" a que alguns iam cedendo, e assim  conseguia delapidar os mais incautos.
Não sei o que me passou pela cabeça  na altura,  lembrei-me então de fazer uma sátira ao sapateiro em forma de versos e cantá-los numa daquelas peregrinações a Fátima organizadas pelo padre Fatela capelão de bordo.
O sucesso foi grande e logo a notícia se propagou, chegando ao conhecimento do sapateiro; o pior foi o que sucedeu a seguir. O sapateiro ao chegar a bordo apresentou queixa ao tenente Vinagre, só que trocou os números e em vez de se queixar do 229 queixou-se do 219 de alcunha o "Bicho Mole".
Quando o tenente confrontou o "Bicho Mole" com o assunto, o pobre do rapaz  sem perceber patavina do que se estava a passar, quedou-se estupefacto a olhar para o tenente que imediatamente se apercebeu que dali poderia surgir tudo menos sátiras ao sapateiro, e tratou de correr com os dois do seu gabinete.
Eu que assisti a tudo a partir do camarote do Mestre Dias, o "Serradura", vi o sapateiro sair praguejando, e durante algum tempo vivi receoso de que ele viesse a descobrir o verdadeiro autor dos versos, porque o homem não era propriamente para brincadeiras.
Embora toscos, aqui vão os versos que me valeram na altura ser chamado de poeta.

É na sapataria Gomitos
Que se fazem os sapatitos
P'rós alunos da Fragata,
É com cada disparate
Que sempre que calço um sapato
Nasce-me no pé uma batata.

Quando os meus sapatos arranjou
O Gomitos não me poupou
E arranjou-os com sola grossa.
Quando um sapato descalcei,
Muito espantado fiquei,
Tinha no pé uma mossa.

Ora disso lhe fui falar
Coxeando e a chorar
Ele respondeu-me então.
P'rós sapatos bem arranjados,
Vocês estão informados
Quero que tragam sabão

Desde aí então
Tenho juntado muito sabão
E levado ao sapateiro;
Mas para isso chego a  andar
Com a roupa por lavar
Por vezes o mês inteiro.

Os meus  sapatos
O sapateiro para fazê-los
Copiou os últimos modelos
Dos habitantes da lua,
Vejam se não tenho razão,
É com cada sapatão
Que mais parece uma falua.

Nota: Gomes, era o nome do sapateiro, daí o diminuitivo "Gomitos".
Falua, era o nome dado às embarcações que faziam o transporte de mercadorias entre as duas margens do Tejo.

A lua, era na altura muito falada e cantada, era uma incógnita pois o homem não tinha ainda chegado lá.

Aníbal Cabrita
ex-Aluno nº229
(1956-1959)

Nenhum comentário: