sábado, 8 de dezembro de 2012

Lembram-se do "Chiramaneco"?

 Joaquim Alves Rodrigues aos 12 anos de idade.
 
 Aos 12 anos ingressei na Fragata D. Fernando II e Glória e fui aluno da Fragata, desde Outubro de 1952 a Março de 1956. O meu primeiro número foi o 170, depois mudei de número que agora não recordo, estava dentro dos  primeiros 20.
A minha alcunha na Fragata era o “Chiramaneco”.
Aos 16 anos ingressei na Armada, fui radarista e quando saí com 40 anos de idade, tinha o posto de cabo. Fiz duas comissões a África, S. Tomé e Príncipe e em Angola.
Com a Marinha tive o privilégio de conhecer vários países, outros povos e outras culturas.
Aos 40 anos de idade passei à reserva e aos 41, no regresso às origens, fui director desportivo do clube da terra vários anos, e por fim dediquei-me à vida autárquica durante 19 anos como executivo da Junta local (Lanhelas-Caminha) onde fui secretário da Junta de Lanhelas, e mais tarde Presidente da mesma Junta. No total servi a autarquia de Lanhelas durante 19 anos.
Desportivamente pratico ainda hoje ciclismo, tendo no ano de 2010 percorrido 10.500 Km.
O meu passado escolar foi igual ao de muitos jovens do meu tempo a quarta classe, aos 68 anos de idade e graças ao programa novas oportunidades concluí o ensino obrigatório, 12º ano.
Hoje com perto dos 73 anos, faço uma vida normalíssima e ainda pratico cicloturismo.
Gosto ainda de fazer poemas, sou casado há 49 anos.
Desportivamente; pratiquei natação, futebol (joguei no FC do Porto e S Tomé) tendo sido campeão de reservas naquela antiga colónia, fiz atletismo (não competição) na natação, para além de fazer percursos grandes, gostava muito de mergulhar.
O meu recorde em profundidade foi sete metros sem garrafa, aconteceu na Ilha do Príncipe (S. Tomé) marcado pela sonda da L/F Altair onde estava embarcado.
Como ciclista e já com 64 anos de idade iniciei a ligação entre a fronteira de S. Gregório e Vila Real de Santo António, era um sonho muito antigo que gostaria de realizar, todavia tal não chegou a concretizar-se devido a um acidente na Zona da Expo em Lisboa, fui abalroado pela retaguarda por um automóvel, este sonho terminou no início da minha quinta etapa que me levaria a Setúbal.
Para mais informação visitem a minha página do facebook (Joaquim Seixas).
A todos os fragatas um Bom Natal e muita saúde, espero estar presente na comemoração dos 50 anos do incêndio da nossa casa.
Passem bem, abraço

Joaquim Alves Rodrigues
(“Chiramaneco”)
Ex-Aluno nº 170, 1952-1956

Nenhum comentário: