quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Estudo sobre a Fragata D. Fernando II e Glória

Clicar nos documentos para os ampliar*
 
Estas Jornadas do Mar realizaram-se de 12 a 16 de Novembro do ano de 2012, sob o tema "O Reencontro Com o Mar no Século XXI". Para além da sua importância que não vamos agora desenvolver dado que na altura já foi efectuada a respectiva divulgação, é no entanto de realçar uma questão, que para nós ex-alunos da Fragata D. Fernando II e Glória se reveste de uma importância que nos deve encher de orgulho.
Se bem estão recordados daquele nosso amigo da Marinha de Guerra (Américo José Vidigal Alves) que está a elaborar uma tese de Licenciatura na Universidade de Lisboa, sob o tema "A Obra Social da Fragata D. Fernando II e Glória - Assistência, Educação e Trabalho no Estado Novo" e que em determinada altura pediu a nossa colaboração para elaborar um inquérito? Pois ele concorreu a estas Jornadas com um resumo do seu trabalho, que entretanto ainda não está concluído, e que com um resumo do mesmo venceu o 1º prémio na área da História e da Sociologia, conforme documento que se anexa.
É de realçar e valorizar esta atitude, vinda de quem não passou por aquela instituição e se empenhou em elaborar aquela tese e com o tema em questão, em contraste com aqueles que tendo sido ex-alunos, e ainda hoje nutrem algum desprezo e até alguma indiferença pelo seu passado, evitando a todo o custo associar a sua imagem àquela instituição que os acolheu na altura que mais precisavam de apoio social.
É claro que compete ao seu autor decidir o que fazer quando aquele trabalho estiver concluído, que irá culminar com a sua defesa na Universidade onde estuda.
No entanto, e devido ao interesse que irá despertar em todos aqueles que se interessam pela nossa história, seria interessante que o mesmo fosse editado em livro, dada a importância da investigação efectuada, que revela alguns aspectos estatísticos por todos nós desconhecidos e outros por nós fornecidos no âmbito da elaboração do processo de investigação e inquérito.
Em nome de todos os ex-alunos, os nossos agradecimentos ao nosso amigo Vidigal pelo tema escolhido, que muitos nos honra e dignifica.
 
Carlos Vardasca
(Braz, ex-aluno nº 14) 1963-1968

* In "Revista da Armada" nº 470 - Ano XLII, Janeiro de 2013, páginas 11, 12 e 13. 


Nenhum comentário: