terça-feira, 20 de abril de 2010

Legalização da Associação dos Antigos Alunos da Obra Social da Fragata D. Fernando II e Glória

Documento do 1º Encontro Nacional dos Antigos Alunos da Obra Social da Fragata D. Fernando II e Glória, realizado no Seixal no dia 08 de Junho de 1997.
Documento de pedido de legalização da Associação dos Antigos Alunos da Obra Social da Fragata D. Fernando II e Glória, em 27 de Março de 1998 no Ministério da Justiça. Registo Nacional de Pessoas Colectivas.
Andava eu a "vasculhar" nos meus documentos que tenho o hábito de guardar, embora por vezes nem saiba o que fazer com eles, e eis que dou com um (diga-se de passagem muito estranho mas deveras interessante) que se relaciona com o pedido de legalização da Associação dos Antigos Alunos da Obra Social da Fragata D. Fernando II e Glória.
Eu recordo-me que no 1º Encontro Nacional dos Antigos Alunos da Obra Social da Fragata D. Fernando II e Glória realizado no Seixal no dia 08 de Junho de 1997, se formalizou essa intenção, sendo um dos pontos do programa desse dia, mas o que fiquei agora a saber, com a descoberta deste documento, é que essa Associação foi mesmo legalizada (ou pedida a sua legalização) estando registada no Ministério da Justiça, mais concretamente no Registo Nacional de Pessoas Colectivas, no dia 27 de Março de 1998.
O referido documento está assinado por um ex-aluno da Fragata, o Luís Frederico dos Santos, que na altura da reconstrução da Fragata foi um elemento muito activo na organização de eventos e encontros de ex-alunos, com o objectivo de dar corpo à Associação que na prática não se materializou.
E porque nunca mais se soube do seu paradeiro (o que é pena) penso que teremos que ser nós (e perante a descoberta deste documento) os que ainda vamos mantendo contactos regulares, a "agarrar nesta bandeira e levantá-la bem lá no topo do cesto da Gávea", e tentar dar forma e uma das aspirações de todos quantos passaram por aquela "Velha Nau".
Irá de facto ser uma das tarefas em que me irei empenhar no esclarecimento desta situação, embora de momento se considere prioritário o tentar encontrar o maior número de ex-alunos e com eles estabelecer os contactos necessários para a elaboração de uma listagem, e em breve, de acordo com a disponibilidade de cada um, organizar um almoço de confraternização para reatarmos e estreitarmos os nossos laços de amizade e, porque não, falarmos todos sobre o que fazer com a questão relacionada com a nossa Associação e da sua viabilidade.

Carlos Vardasca
O Braz, ex-aluno nº 14 da Fragata D. Fernando II e Glória (1963)

Nenhum comentário: