quinta-feira, 8 de abril de 2010

"E do nevoeiro vão surgindo mais Fragatas"

O Braz (14) e o "Eusébio". Setúbal
O Augusto (Torta) e o Lages na Avenida Luisa Tody. Setúbal
Augusto (Torta), "Alvor" e Alegria na Praça do Comércio. Lisboa
Augusto (Torta) e o Adolfo. Setúbal
Já há bastante tempo que não subia ao "Cesto da Gávea" para escrever mais umas letrinhas sobre nós.
Quando em 2008 iniciei esta "cruzada" de tentar encontrar outros ex-alunos da FRAGATA D. FERNANDO II E GLÓRIA, sempre pensei que seria uma tarefa gorada ao fracasso, uma vez que a faixa etária de muitos de nós (que estavam na Fragata no dia do seu incêndio) andará por volta dos sessenta e tal anos, e considerar eu, não ser lá muito vulgar nestas idades haver quem se ocupe destas coisas da Internet e, por esse facto, não serem lá muito sensíveis na procura de ex-companheiros por via destas "modernissses".
De facto, enganei-me. Embora muito lentamente, os apelos lá se foram ouvindo e o número de contactos tem vindo a aumentar (já somos 23) e a "coisa parece estar a compor-se".
Com a ajuda do "35" (Joaquim Freitas) que me deu o contacto do Reis (funcionário do Sindicato da Mestrança e Marinhagem de Câmaras da Marinha Mercante) à listagem de contactos de que já dispunha juntaram-se mais 10 ex-alunos cedidos por aquele funcionário, aos quais tenho vindo a contactar para tentar reatar os laços de camaradagem que nos uniram naquela velha NAU.
Mais recentemente surgiu o "Torta" (Augusto Fernando Gomes) que me telefonou, e com o qual tenho vindo a contactar com alguma frequência com o envio de e-mails.
Com esta pujança que vai dando corpo ao aparecimento de mais ex-alunos da FRAGATA, o objectivo a que nos propusemos de início mantém-se cada vez mais actual, ou seja, organizar-mos (numa data e num local que seja acessível a todos) um Encontro Nacional de ex-Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória.
Por esse facto, apelo de novo a todos os que já colocaram (ou venham a colocar) comentários no "Cesto da Gávea" (desde o "Ambulância" ao "Cachucho" passando pelo Figueiras etc...) que o façam de novo mas acrescentando os seus contactos, para assim dessa forma puderem fazer parte desta grande lista de "Putos da Briosa" que irá crescer "até onde nós quisermos".
Dos contactos recentemente adquiridos, foram-me enviadas algumas fotos (pelo Joaquim Freitas e Augusto Gomes, o "Torta") que partilho com todos vós, com o objectivo de vos aguçar a curiosidade com a tentativa de reconhecimento de alguns de nós passados tantos anos, mas também fazer aumentar a vontade de nos reencontrar-mos, e recordarmos os nossos tempos de meninos que naquela "NAU" nos fizemos homens.
Ora então vejam lá se reconhecem alguns deles.

Carlos Vardasca
O Braz, ex-aluno nº 14 da Fragata D. Fernando II e Glória (1963)

4 comentários:

Augusto Gomes disse...

Ola Braz!

Vi que colocaste as minhas fotos e demais fragatas no teu blog,reconheci alguns fragatas mas por agora nao me lembra dos nomes deles mas,quando do primeiro almoço convivio então vamos reconhecer-nos melhor.

Gostei mesmo de ver estas fotos,recordei velhos tempos.

Vamos procurando mais mas, 23 ja são um numero suficiente para começar-mos a pensar no primeiro almoço convivio.

Grande abraço Augusto.

José Figueiras disse...

Foi com grande alegria que revi a rapaziada do meu tempo de fragata, para quem não se lembre eu era tratado por Portimão, minha terra,lembro alguns companheiros nas fotos, em especial o Lua e o Lula (pena já ter falecido),pois ele e o Lua assentaram praça comigo eles em Novembro de 1956 e eu em Março de 1957. Bem hajam, fico a aguardar notícias boas. Também reconheci o Serafim.

José Figueiras disse...

Foi com grande alegria que revi a rapaziada do meu tempo de fragata, para quem não se lembre eu era tratado por Portimão, minha terra,lembro alguns companheiros nas fotos, em especial o Lua e o Lula (pena já ter falecido),pois ele e o Lua assentaram praça comigo eles em Novembro de 1956 e eu em Março de 1957. Bem hajam, fico a aguardar notícias boas.

José Figueiras disse...

Desejo acrescentar que meu contacto é o 968051254, em Faro