domingo, 24 de fevereiro de 2013

VI Encontro Nacional dos Antigos Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória. Cacilhas, Sábado, 6 de Abril de 2013

Cartaz do evento
Programa do evento
(Clicar nos documentos para os ampliar)
 
 Vai realizar-se no próximo dia 06 de Abril (Sábado) de 2013, o VI Encontro Nacional dos Antigos Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória. Como este ano faz precisamente 50 anos que ocorreu o incêndio a bordo, a Comissão Organizadora dos Encontros Anuais solicitou à Marinha de Guerra que, tendo em conta a importância da data, que a mesma também se associasse ao evento, sugestão esta que mereceu por parte do actual comandante da Fragata todo o interesse e entusiasmo.
A adesão total da Marinha de Guerra à realização deste evento, levou a que a mesma elaborasse, com a nossa colaboração, o Programa que se edita em cima e que, como se pode verificar no mesmo, vai ser uma cerimónia de elevada importância e significado para todos nós ex-alunos, dado que o Programa envolve, para além da evocação da data, meios humanos e materiais que a Marinha de Guerra disponibilizou para o evento, que irão dar ao mesmo a verdadeira dimensão e a importância que a data merece.
Tendo em conta a importância deste dia, apelamos a todos os ex-alunos que compareçam na cerimónia, de forma a que a nossa presença também faça parte daquele dia histórico, e contribua para dar mais significado à evocação do evento.
Como se diz no Cartaz e no Programa, a cerimónia vai-se realizar pelas 9,30 horas, com concentração junto à Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, seguindo-se uma cerimónia solene a bordo com a execução de respectiva programação.
Após a cerimónia, pelas 13,00 horas, realizar-se-à um almoço de convívio entre os ex-alunos e seus familiares no Restaurante "Vale do Rio" em Cacilhas, estando todos os pormenores devidamente explicados no respectivo Programa.
Portanto amigos, a partir de agora ou quando receberem a carta com a convocatória para o evento, agradecíamos que se inscrevessem de imediato para os contactos inscritos no Programa, de forma a podermos contabilizar com bastante antecedência o número de presenças nesta cerimónia, que se reveste da máxima importância para todos nós.
 
Carlos Vardasca
(Braz, ex-aluno nº 14 de 1963-1968)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

É bom receber notícias de quem está longe


O Manuel João Barrocas (de panamá) subindo o portaló da Fragata com outros ex-alunos, durante o IV Encontro Nacional. 02 de Abril de 2011
O Manuel João Barrocas (de panamá) a bordo da Fragata durante o mesmo Encontro
 
Amigo Carlos! Como vai o meu Amigo? Tenho lido avidamente as nossas notícias, e vejo por elas que tudo vai bem. Então os meus Amigos vão ao "British Bar"  que fica na Rua Bernardino Costa quase na esquina da Rua do Alecrim?. Vou contar mais uma passagem da minha vida de criança. Nessa rua, e mais para o lado do Largo do Corpo Santo, em tempos que já lá vão, existia uma Pastelaria chamada "Pastelaria Marítima" (hoje chama-se Pastelaria Zarzuela...se ainda estiver aberta) um dos sócios era Sargento condutor de máquinas reformado. Foi aí nessa pastelaria que eu com 12 anos de idade comecei a trabalhar. Lembro-me que todos os dias ia ao "British Bar" levar uma caixa com 12 brioches para eles venderem aos seus clientes. Essa zona está-me metida na cabeça, lembro-me de todos os estabelecimentos e escritórios que por ali havia. Tempos que vão e não voltam e quando por lá passo sinto uma enorme nostalgia...é a vida. Por aqui vai tudo na mesma. Dos 92 quilos que tinha agora só tenho 73. Fiz uma colonos-copia total mas tive azar pois o médico que me fez o exame no fim passou um relatório para eu levar à minha médica de família. Quando fui à médica ela leu o relatório e disse-me: Meu amigo o médico só fez metade do exame e eu agora não posso passar-lhe outro porque a Segurança Social vai cair-me em cima. É o Pobretugal que temos. Hoje fico por aqui. Desejo-lhe (Aqui lembro-me que não devo tratar um companheiro tão importante na união dos fragatas por "Senhor") Por isso desejo-te a ti e à tua Família  muitas felicidades e muita saúde. Um abraço deste teu amigo.
Manuel João Barrocas 
("Pachachinha") ex- Aluno nº 159 de 1955-1957

Quem diria que o "miúdo" também gostava de ginja?

O "Russo" é o segundo a contar da esquerda (em baixo). Setúbal, 1968
José Moreira o "Russo" na "A ginjinha" em Lisboa
 
A última vez que contactei com ele via Skype, bebia confortavelmente um chá. Compreende-se, pois já eram cerca das 23,00 horas e aquele líquido recomenda-se para quando a hora já vai um pouco adiantada. Estou a falar do nosso amigo e companheiro da Fragata D. Fernando II e Glória, José Moreira (o "Russo", ex-aluno nº 103 de 1963-1969) que muito recentemente nos contactou a "dar conhecimento da sua existência". Nesta foto, na companhia de alguém e em data que desconheço, demonstrou também apreciar uma boa ginja que se serve lá para os lados da Praça do Rossio.
Quem diria que o "miúdo" que todos nós conhecemos (ver uma das fotos), também viria (tal como nós) a ingerir tão precioso líquido e numa das mais emblemáticas casas de Lisboa.
Vive actualmente em Londres, e quando contactei com ele disse-lhe que este ano gostaríamos de contar com a sua presença no nosso VI Encontro Nacional, que está ainda em preparação e que se pensa vir a ser em Cacilhas, no dia 6 de Abril (Sábado) com programa ainda a definir, dado que está a ser elaborado com a colaboração da Marinha de Guerra, por se tratar das Comemorações do 50º Aniversário do Incêndio da Fragata D. Fernando II e Glória (1963-2013).
Para todos nós, é uma satisfação imensa sabermos do paradeiro de ex-alunos que há muito tempo não sabíamos deles, como também foi o caso do "Tó Russo", que se encontra nos Estados Unidos da América e que recentemente "deu à costa", e de quem fizemos a devida divulgação.
Como dizia o meu amigo Augusto Gomes ("Torta") - Temos encontrado tantos, mas não há meio de encontrarmos o "Zé Nabo". O que será feito dele?
Perdoem-me a expressão, mas vou utilizá-la lembrando-me dos filmes (cowboys) da nossa infância:
- "Zé Nabo", Procura-se! A quem souber do seu paradeiro oferece-se uma recompensa".
 
Carlos Vardasca
(Braz, ex-aluno nº 14. 1963-1968)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"Tó Russo", mais um Fragata que "deu à costa"

"Tó Russo" ex-aluno nº 52
     Na foto estão o "Tó Russo" (o primeiro do lado esquerdo) "Micas", "Espadilha", "Eusébio" e o "Careca", no dia de uma saída da Fanfarra da Fragata a Évora, com o fardamento (como era tradicional e até
muito estranho) da Brigada Naval .
 
Ora viva amigo Braz. Cá está mais um a responder a chamada. Sou o Tó Russo; voz amiga avisou-me do teu blogue e cá estou eu a apoiar tal iniciativa.
Já estive a dar uma vista de olhos pelo blogue e gostei bastante, pois já em tempos eu procurei e só encontrava blogues a falar da Fragata mas não cheguei ao teu. Não tenho comigo fotos desse tempo, pois eu não estou em Portugal (estou radicado nos USA desde 1976).
Eu creio que o meu número era o 52, mas depois de ver o teu blogue, já não tenho tanta certeza depois de ver rapazes depois de mim com número inferior ao que eu pensava ter; de qualquer maneira tens aqui o meu e-mail para que tu ou qualquer um que me queira contactar.
antoniogravato@comcast.net
 
Um abraço    
António Gravato                                                                                                                                                                
PS. Desculpa a falta de acentos e cedilhas pois além da prática ser pouca, este teclado não tem nada disso.