quarta-feira, 14 de março de 2012

O estandarte da Fragata "D. Fernando II e Glória" regressa à Marinha

Foto 1: Estandarte salvo pelo Cabo João Borracha e entregue à Marinha
Foto 2: O cabo João Borracha (de pé) junto dos alunos da fanfarra, no regresso de uma deslocação.
 
(...) Foi entregue à Marinha, na pessoa do chefe de gabinete do Almirante CEMA, o antigo estandarte da Fragata "D. Fernando II e Glória" à data do incêndio do navio. Foi portador o CTEN MN Nobre Moreira, conterrâneo de um sobrinho do cabo clarim Manuel João Borracha que prestava serviço no navio.
O estandarte fora entregue pelo cabo Borracha ao seu sobrinho alguns anos antes do seu falecimento em 1991, e de acordo com o seu testemunho, no dia do incêndio que destruiu quase totalmente o navio, fora o cabo Borracha, monitor e clarim do navio que, encontrando-se a bordo, decidiu salvar o estandarte, retirando-o das chamas e trazendo-o consigo quando se lançou à água.
Verificando que o navio se encontrava irremediavelmente perdido, pensou em mantê-lo à sua guarda, preservando assim uma recordação de mais de doze anos cumpridos a bordo.
À medida que os anos foram passando, o segredo que o cabo João Borracha guardava consigo tornou-se angustiante, por não poder partilhar com ninguém esse episódio, parte das suas memórias, e ainda com receio de por o ter ocultado demasiado tempo poder vir a sofrer qualquer represália ou castigo.
Decidiu então entregar o estandarte a este seu sobrinho, manifestando a vontade de, após o seu falecimento, ele vir a ser entregue à Marinha. Este seu familiar, sabendo da recuperação e restauro da Fragata, cumpriu agora a sua vontade para que o estandarte regressasse ao lugar donde saiu há mais de 38 anos. Assim, o referido estandarte depois de restaurado será entregue ao Museu da marinha, tendo como destino a sua anterior unidade. Curiosamente, a Revista da Armada publicou na sua edição nº 337, Dezembro de 2000, no verso da capa, uma fotografia inédita, onde o cabo clarim João Borracha, de pé no autocarro, acompanhava como monitor os alunos da Obra Social da Fragata no regresso de uma deslocação (...)

Nota: Texto transcrito da Revista da Armada nº 344, Ano XXXI, página 26. Julho de 2001

Nenhum comentário: