segunda-feira, 31 de maio de 2010

III Encontro Nacional dos Ex-Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória

Por nos termos encontrado de novo no Restaurante "CID" em Lisboa, coisa que o Augusto e o Joaquim já o fazem há muito mais tempo (em conjunto com os seus ex-companheiros de trabalho da SNAB) dado que eu apenas o faço desde o mês de Abril, foi mesmo ali que delineamos a ideia de realizarmos o III Encontro Nacional dos Ex-Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória, tendo em conta que o número de contactos até agora conseguidos já o justificava.
Sendo assim, apontámos (caso estejam todos de acordo, e por esse facto gostaríamos de saber as vossas opiniões) que o referido III Encontro se efectuaria na cidade de Setúbal, no próximo dia 19 de Junho de 2010, com concentração junto às antigas instalações da Capitania do Porto de Setúbal (actual Polícia Marítima) pelas 11,00 horas.
Após a concentração, seguir-se-à um almoço de confraternização num dos restaurantes ainda a ser indicado pelos "Fragatas" que residem naquela cidade, pois, (como é óbvio) conhecem melhor "os cantos à casa", e que decerto nos irão indicar um local onde se coma um bom peixe assado ou outros petiscos que sejam do nosso agrado.
Portanto, amigos e companheiros (e se souberem de outros ex-Fragatas transmitam-lhes o acontecimento) a partir deste momento e até ao final do dia 18 de Junho as inscrições já estão abertas, podendo as mesmas serem efectuadas para os seguintes contactos:
Telefone: 212020157
Telemóvel: 963899868

Carlos Vardasca
O Braz, ex-Aluno nº 14 da Fragata D. Fernando II e Glória (1963)
Foto 1: Eu (Braz) Augusto e Joaquim na Praça do Comércio, antes do tradicional almoço no restaurante "CID" que se realiza mensalmente, sempre na última Sexta-feira da cada mês.
Foto 2: Aspecto da Praça do Bocage em Setúbal, cidade onde se vai realizar o III Encontro Nacional dos Ex-Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória, no dia 19 de Junho de 2010.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Fragata como motivo de inspiração na arte

Todos nós já conhecemos os belíssimos quadros pintados por Roger Chapelet sobre a Fragata D. Fernando II e Glória, alguns deles já reproduzidos neste blogue, não se ficando por aqui as obras de arte que se criaram sobre aquela NAU.
Entre os vários exemplos temos a medalha de 1.000 Escudos editada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda em 1996; os selos editados pelos CTT em 1997 com desenhos de Carlos Alberto Santos; o belíssimo prato editado a quando da Exposição Mundial de Lisboa (EXPO 98) de que tenho um exemplar, assim como um postal que faz parte de uma colecção do Museu da Marinha com aguarelas da Alberto Cutileiro, sob o título "Navios dos Séculos XV a XIX", cujo postal se reproduz na foto em cima bem como uma maqueta em miniatura da mesma Nau em exposição no mesmo museu.
No entanto, e devido à sua beleza, a "Última Nau das Índias" já foi também motivo de inspiração não só por gente célebre no mundo das artes, mas também por gente anónima, como é o caso da esposa do ex-Aluno da Fragata, Joaquim António Pereira Lopes (o "Quim" ou o "Anão" para quem se recorda dele) que, dominando a arte e a técnica da Tapeçaria de Arraiolos, produziu uma lindíssima peça que ostenta com muito orgulho na sua sala de estar e que também reproduzimos no conjunto das fotos editadas.
Se algum de vós que lê este texto souber de mais alguma obra de arte reproduzida através da imagem da Fragata, agradecia que nos enviassem uma foto do respectivo exemplar para ser editada neste blogue, ficando desde já aqui os nossos agradecimentos.

Carlos Vardasca
O Braz, ex-Aluno nº 14 da Fragata D. Fernando II e Glória (1963)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lembram-se do "Anão"? Pois ele também já está entre nós.

Eu (Braz), o Joaquim ("Anão"), no centro e o Augusto ("Torta") no Café Nicola, no dia do nosso encontro. Lisboa 30 de Abril de 2010.
Alunos da Fragata no Jardim das Estátuas em Castelo Branco, em 23 de Maio de 1965. Na foto podem ver-se o Padre Fatela e um professor, o Emanuel Torres (nº 416, Já falecido) junto do padre, o Joaquim de Freitas, entre outros.
O Joaquim ("Anão") é o que está em pé em baixo, o primeiro a contar da direita e na foto em destaque.
Mais conhecido pelo "Anão" ou por "Quim" (ex-Aluno nº 36), o Joaquim foi para a Fragata D. Fernando II e Glória ainda com 11 anos de idade, tendo convivido entre nós para além do dia do incêndio da Fragata, até ir para a Escola Profissional de Pesca em Pedrouços para tirar o curso de Ajudante de Motorista.
Há muito que não estava com ele nem com o Augusto ("Torta" ex-Aluno nº 13), desde o II Encontro Nacional do ex-Alunos da Fragata realizado no Seixal.
Foi através do Augusto que combinámos encontrar-mo-nos em Lisboa, sendo o ponto de encontro no Café Nicola, no Rossio, e foi com grande satisfação que o fizemos ao fim de 12 anos sem qualquer contacto, "sob o olhar atento" do Bocage.
Na Casa Cid (por detrás do edifício da Praça da Ribeira) onde almoçámos, ficou a promessa de nos encontrarmos sempre na última Sexta-feira de cada mês, aliás, o que eles já o vinham fazendo já há alguns anos, com outros colegas da sua profissão ou da mesma empresa onde trabalhavam.
Pois aqui fica mais este registo: - O Joaquim é mais um ex-aluno que se vem juntar a nós, para irmos "construindo este grande edifício repleto de amizade", que não queremos que se volte a "desperdiçar no baú do esquecimento".

Carlos Vardasca
O Braz, ex-Aluno nº 14 da Fragata D. Fernando II e Glória (1963)