segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lembram-se do "Anão"? Pois ele também já está entre nós.

Eu (Braz), o Joaquim ("Anão"), no centro e o Augusto ("Torta") no Café Nicola, no dia do nosso encontro. Lisboa 30 de Abril de 2010.
Alunos da Fragata no Jardim das Estátuas em Castelo Branco, em 23 de Maio de 1965. Na foto podem ver-se o Padre Fatela e um professor, o Emanuel Torres (nº 416, Já falecido) junto do padre, o Joaquim de Freitas, entre outros.
O Joaquim ("Anão") é o que está em pé em baixo, o primeiro a contar da direita e na foto em destaque.
Mais conhecido pelo "Anão" ou por "Quim" (ex-Aluno nº 36), o Joaquim foi para a Fragata D. Fernando II e Glória ainda com 11 anos de idade, tendo convivido entre nós para além do dia do incêndio da Fragata, até ir para a Escola Profissional de Pesca em Pedrouços para tirar o curso de Ajudante de Motorista.
Há muito que não estava com ele nem com o Augusto ("Torta" ex-Aluno nº 13), desde o II Encontro Nacional do ex-Alunos da Fragata realizado no Seixal.
Foi através do Augusto que combinámos encontrar-mo-nos em Lisboa, sendo o ponto de encontro no Café Nicola, no Rossio, e foi com grande satisfação que o fizemos ao fim de 12 anos sem qualquer contacto, "sob o olhar atento" do Bocage.
Na Casa Cid (por detrás do edifício da Praça da Ribeira) onde almoçámos, ficou a promessa de nos encontrarmos sempre na última Sexta-feira de cada mês, aliás, o que eles já o vinham fazendo já há alguns anos, com outros colegas da sua profissão ou da mesma empresa onde trabalhavam.
Pois aqui fica mais este registo: - O Joaquim é mais um ex-aluno que se vem juntar a nós, para irmos "construindo este grande edifício repleto de amizade", que não queremos que se volte a "desperdiçar no baú do esquecimento".

Carlos Vardasca
O Braz, ex-Aluno nº 14 da Fragata D. Fernando II e Glória (1963)

Nenhum comentário: