terça-feira, 5 de junho de 2012

Mais fotos de ex-alunos para o nosso arquivo


Enquanto decorria o almoço de confraternização do nosso V Encontro Nacional, foram-se trocando várias opiniões, relembrando passagens e episódios vividos a bordo no tempo quando ainda eramos crianças, enquanto outros, se muniam dos álbuns de recordações para partilhar momentos que jamais deixarão de fazer parte das suas memórias. Foi o caso de Manuel Alves Serralheiro, ex-aluno nº 213 (mais conhecido pelo "Brasileiro") que de Vidago trouxe o seu álbum de memórias para partilhar com quem já não convivia há cerca de 44 anos, e que para ele foi uma imensa satisfação estar presente ao rever os amigos.
Vindo de Castanheira de Pera, o Aníbal Cabrita, ex-aluno nº 229, deliciou-nos ao abrir o seu pequeno arquivo de fotos, onde pudemos rever antigos companheiros, alguns de  quem há muito não sabemos do seu paradeiro, mas outras de inegável interesse para todos nós.
Da sua colecção faziam parte (entre outras) estas quatro fotos de ex-alunos (onde ele se inclui) e que sem dúvida irão enriquecer o nosso já vasto arquivo fotográfico, possibilitando um dia (quem sabe?) editar-se um livro que conte a história da Fragata D. Fernando II e Glória, mas na perspectiva da vivência dos seus alunos a bordo daquela velha Nau "última das Índias".
Apesar da crise e de não termos por ali perto a "nossa fragata", os ex-alunos responderam há chamada, comparecendo em número significativo com as suas famílias dando um tom deveras acolhedor ao Encontro.
Para o próximo ano, se assim for o interesse de todos, voltaremos encontrarmo-nos e onde decerto aparecerão novos companheiros, a quem daremos as boas-vindas de regresso ao seio da nossa já apreciável "tripulação".
A actual Comissão Organizadora está convicta de que ao longo dos Encontros já realizados tentou fazer tudo de forma a que todos se sentissem satisfeitos com o seu trabalho, manifestando no entanto a ideia de que se deveria formar uma nova Comissão Organizadora para a realização dos próximos Encontros, dando assim a oportunidade a outros que tenham novas ideias e manifestem vontade e interesse em fazer parte deste tipo de realizações.
Com a convicção de que não voltaremos a "deixar morrer" este tipo de iniciativas, pensamos que ao logo do ano teremos muitas oportunidades para falarmos e pensarmos entre nós sobre este assunto, tendo em conta que em 2013 se comemora o 50º Aniversário do incêndio da Fragata D. Fernando II e Glória, data que nenhum de nós quererá deixar passar sem que seja lembrada.
Até lá, um abraço

Carlos Vardasca
(Braz, ex-aluno nº 14)
1963-1968 


Nenhum comentário: