Realizou-se no passado dia 18 de Setembro o III Encontro Nacional dos Antigos Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória, realizado na cidade de Setúbal, que decorreu em ambiente de satisfação, de alegria e de reencontro, de quem não se via há mais de quarenta anos.
Começámos por nos encontrar em frente ao edifício onde a "Fragata" funcionou após o incêndio, depois de alguns meses na Escola Profissional de Pesca em Pedrouços.
Há medida que a malta foi chegando ao local da concentração, iam-se lembrando os momentos que cada um passou naquela instituição, dos diversos percursos de vida que cada um abraçou e da situação em que cada qual se encontra, na sua grande maioria reformados.
Hoje na casa dos sessenta anos, os "Putos da Fragata" responderam "à chamada", ultrapassando as expectativas, dado que inicialmente se pensou numa reduzida participação mas que, com a presença de 23 Antigos Alunos a satisfação foi enorme, ao verificarmos que valeu a pena o esforço de tentarmos reunir o maior número possível para se realizar este Encontro que há muito era desejado segundo a opinião dos presentes, ao ponto de um dos antigos alunos actualmente a trabalhar na Holanda (Joaquim Alberto Carmo) ter adiado o seu regresso àquele país só para poder estar presente no nosso Encontro.
De seguida realizou-se o almoço de confraternização no Restaurante "O Fernando" (na mesma ciade) que decorreu numa atmosfera de fraterno convívio, onde a animação marcou presença com a participação do antigo aluno Samuel, que se deslocou de propósito de Vila Real de S. António (Algarve) para estar presente neste Encontro. O Samuel (que na altura da Fragata era mais conhecido por "Gianni Morandi" devido aos seus dotes vocais) brindou-nos durante o almoço com o seu reportório bastante vasto, tendo entusiasmado todos os presentes no restaurante (para além de nós) com a célebre canção de Bob Dylan "House of the Rising Sun" (Casa do sol nascente).
Enquanto nos deliciava com outras belíssimas canções do seu vasto reportório, houve alguém que, em jeito de brincadeira disse:
- "Vê lá se descansas um bocadinho, senão ainda pensam que és um Ucraniano a pedir esmola".
Diga-se de passagem que o Encontro foi bastante agradável, e que muitos pensam ver-se repetir anualmente, com o objectivo de estreitar os laços de amizade que agora voltam a renovar-se depois de tantos anos de ausência.
Segundo sugestão dada durante o Encontro por alguns antigos alunos, foi sugerido que o próximo fosse organizado em Caçilhas com almoço de confraternização a bordo da Fragata D.Fernando II e Glória.
Tendo em conta esta sugestão (para além de outras que podem ser apresentadas) gostaríamos de saber a opinião de todos e se, a ideia for bem aceite, iniciaremos os contactos com o actual Comandante de bordo para indagarmos se tal ideia pode ser concretizada.
Fico então aguardar as vossas sugestões, assim como as vossas histórias passadas a bordo da Fragata (ou não) e as vossas fotos que irão enriquecer este "Cesto da Gávea" que é para nós o "ponto de encontro", assim como os vários endereços dos outros antigos alunos que alguns disseram poder enviar.
Até lá, um abraço a todos, e vamo-nos vendo por aí.
Carlos Vardasca
(Braz, ex-aluno nº 14)
Um comentário:
Foi com todo o prazer que li arrespeito do Samuel, eu fui ex-aluno numero 274, alcunha "Pato 2" entre 1970-72, se alquma pessoa souber dele ou de outros que esteveram no mesmo tempo que eu gostaria que me respondessem.
Tanho todo o gosto em dizer que fui casapino "1963-68" e aluno da Fragata D.Fernando II gloria, Um grande Abraco amigo, Joao A.Luiz
Postar um comentário