quarta-feira, 31 de julho de 2013

Última fase da construção da "nossa Fragata" no Arsenal do Alfeite

 
 
 
 
 
Fotos tiradas em 1997 e gentilmente cedidas pelo Sr. José Martins, ex-operário nº 3446 do Arsenal do Alfeite, onde desempenhava as funções de Condutor de Máquinas de Elevação e Transportes, já na última fase de construção da Fragata D. Fernando II e Glória antes de ir para a Expo' 98.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Esclarecimento do Sub-Tenente Américo Vidigal Alves (Autor da Tese de Mestrado sobre a Fragata D. Fernando II e Glória)

No momento em que Américo Vidigal Alves era cumprimentado pelos ex-alunos e pelo Comandante da Fragata Rocha e Abreu pelo êxito da defesa da sua Tese de Mestrado.
Alguns do ex-alunos que estiveram presentes, na companhia do Comandante de Fragata e do Júri que assistiu à cerimónia. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 24 de Junho de 2013

Caros ex-alunos,

Como sabem foi defendida a tese de dissertação  de Mestrado supracitada no passado dia 24 de Junho de 2013. A todos os que estiveram presentes, mais uma vez agradeço, muito me honrou a vossa presença. Reitero ainda aos que não tiveram oportunidade de estar presentes o muito obrigado por toda a ajuda prestada durante a realização do trabalho que durou cerca de dois anos.
O resultado do júri ao trabalho realizado e apresentado publicamente foi de "Aprovado com 17 valores".
Mais informo que a Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras disponibiliza todas as teses realizadas com aproveitamento. 
Para acederem devem visitar o site da UL-FLUL (a colocação e disponibilização é feita pelos Serviços Académicos).
Está em curso um estudo para a publicação do trabalho em livro, não sabemos, no entanto ainda se tal será possível.
Os ex-alunos e demais interessados saberão noticias sobre o desenvolver do assunto nos meses de Setembro e Outubro.
Se não for possível publicar o trabalho em livro, para além da oportunidade de consulta do trabalho atrás referida (através da UL-FLUL), antes do final do ano disponibilizarei em pdf. (versão compactada) para todos os alunos o trabalho apresentado com algumas pequenas correções introduzidas.

 Atentamente,
Américo Alves 

O meu obrigado ao "Tarzan" por estas duas ofertas

Fragata D. Fernando II e Glória
"Heróis do Mar. Viagem à Pesca do Bacalhau", livro da autoria de Jorge Simões
 
Tanto a foto da Fragata como o livro, foram-me oferecidos pelo ex-aluno nº 375 (1958-1964) José Manuel Barbosa Lopes, mais conhecido pelo "Caminha" ou por "Tarzan", num dos nossos habituais encontros na Tasca "O CID". Segundo ele, a foto da Fragata refere-se ao período em que aquela velha NAU estava a ser preparada, para dar início à Obra Social da Fragata D. Fernando II e Glória em 1947.
Quanto ao livro, como o próprio título indica, trata-se de uma obra que narra a façanha de todos aqueles que participaram naquela grande odisseia que foi a Pesca do Bacalhau. É de facto um livro bastante interessante que vai engrossar a já minha vasta biblioteca e que, pelo seu testemunho e qualidade, se recomenda a sua leitura.
Ao "Tarzan", os meus agradecimentos.

Carlos Vardasca
(Braz, ex-aluno nº 14 de 1963-1968)