terça-feira, 28 de maio de 2013

Já encontrámos mais dois ex-alunos "para se juntarem à nossa tripulação"

Foto actual de Manuel Pedro Ferreira Lisboa Santos, ex-aluno nº 358 (1969-1973)
Os dois irmãos, quando eram alunos da Fragata D. Fernando II e Glória
Os ex-alunos Manuel Pedro, Fazendeiro nº 363 ("Alemão") e Bacó nº 393 (já falecido), na Escola de Pesca. 1973
O Manuel Pedro junto do Mestre Silva na Escola de Pesca. 1973
Na foto estão os alunos "Banana", Osvaldo, Nené e Manuel Pedro. Setúbal 1972
             Os três irmãos Adriano nº 269 ("Camoca" - já falecido) João Maria e Manuel Pedro. Setúbal 1971
 
 Percurso da minha vida.
Entrei para a Fragata D. Fernando II e Glória em Setembro de 1969 onde já lá estavam dois irmãos meus, João (aluno nº 268) e o Adriano (“Camoca” aluno nº 269).
Entrei no mesmo dia que o (Pablo nº 357). Curiosamente fomos à inspecção no mesmo dia com as nossas mães, na rua Borges Carneiro na estrela e dias depois apanhávamos o mini autocarro em Cacilhas conduzido por Sr. Amaral, outras vezes pelo faísca, rumo a Setúbal. Quando chegamos recebemos o fardamento e conduzidos à camarata para mudar de roupa. Apareceram alguns alunos mais velhos para me ajudar e ensinar como se colocava o alcache, manta de seda, fita, panamá, etc. (claro a troco de alguns patacos).
Como apareceu o meu irmão a dizer que eu tinha irmãos e não precisava de ajuda, para mim foi bom, pois senti-me salvo e protegido. Bem sobrevivi até ao ano de 1973, onde em 6 de Outubro entrei para a escola de pesca em Pedrouços (Escola nova).
Fiz o curso de ajudante de motorista ao longo de 9 dolorosos meses, terminei o curso em Julho de 1974 e em Agosto do mesmo ano embarquei na marinha mercante (livrei-me da pesca do bacalhau) na Companhia Nacional de Navegação (CNN). Andei em alguns navios dos quais destaco: Cabo verde; Cabo Bojador; Cunene; Leixões; Novo Redondo, etc.
Trabalhei nesta empresa até Maio de 1985, data em que foi extinta por um Sr. muito inteligente que ainda anda por aí. No mesmo ano, abri uma peixaria mas o vício do mar era muito que mal recebi uma chamada do sindicato para embarcar na Soponata aceitei sem pensar e larguei a peixaria e dias depois já estava no navio “Larouco” depois seguiu-se “Montemuro “, alguns navios Noruegueses e em 1989, em Dezembro, a chegar ao Japão, tive uma hérnia discal bastante grave, acabei por vir de avião de Singapura.
Acabaram-se as minhas aventuras no mar. Fui operado em Agosto de 1990, à coluna lombar L-4,L-5,S-1.
Em Dezembro de 1991 concorri para o Porto de Lisboa e acabei por entrar no dia 6 de Abril de 1992. Fui fazendo cursos ao longo do tempo, tendo chegado a Primeiro Maquinista, chegando ao nível máximo e ao topo da carreira, onde fiquei até 31 de Maio de 2003, data a qual passei à situação de aposentado em 1 de Junho de 2003.
Andar no mar foi uma boa e agradável experiência, conheci os cinco continentes, muitos países, muitas cidades, povos e diferentes culturas.
Não estou arrependido, foi muito bom. Nos dias de tempestades dizia mal da minha vida, por exemplo: “Quando me apanhar em terra firme nunca mais ponho os pés num navio” e outros desabafos: Infelizmente há homens para tudo, até para andar no mar, e muito mais haveria para contar, mas não vou encher este espaço que é para todos. Um grande abraço a todos os Fragateiros. Saúde e felicidades.
 Manuel Pedro Ferreira Lisboa Santos
Ex-Aluno nº 358
(1969-1973)


terça-feira, 21 de maio de 2013

"Em busca do ex-aluno Manuel Guerreiro"


   O ex-aluno Manuel Guerreiro (80 anos de idade) quando dava uma entrevista na SIC no dia 20 de Maio de 2013
 
Caros amigos
Vi ontem na SIC o Manuel Guerreiro, de 80 anos, que disse ter entrado para Fragata D. Fernando em 1947 e foi para a pesca do bacalhau.
É frequentador assíduo dos bailes do Mercado da Ribeira (razão porque foi à televisão) pelo que é só saber a data do próximo baile e procurá-lo.
 Abraço
Rafael Gonçalves
Ex-Aluno n.º 161 de 1963
("Rei da Calma")  
Nota: Na eventualidade de alguém o conhecer e ter conhecimento do seu contacto que nos faça chegar ou, no caso deste nosso amigo vir a consultar este nosso blogue, ele que nos contacte para:
Carlos Vardasca
Telefone: 212020157
Telemóvel: 963899868