sábado, 8 de dezembro de 2012

Lembram-se do "Chiramaneco"?

 Joaquim Alves Rodrigues aos 12 anos de idade.
 
 Aos 12 anos ingressei na Fragata D. Fernando II e Glória e fui aluno da Fragata, desde Outubro de 1952 a Março de 1956. O meu primeiro número foi o 170, depois mudei de número que agora não recordo, estava dentro dos  primeiros 20.
A minha alcunha na Fragata era o “Chiramaneco”.
Aos 16 anos ingressei na Armada, fui radarista e quando saí com 40 anos de idade, tinha o posto de cabo. Fiz duas comissões a África, S. Tomé e Príncipe e em Angola.
Com a Marinha tive o privilégio de conhecer vários países, outros povos e outras culturas.
Aos 40 anos de idade passei à reserva e aos 41, no regresso às origens, fui director desportivo do clube da terra vários anos, e por fim dediquei-me à vida autárquica durante 19 anos como executivo da Junta local (Lanhelas-Caminha) onde fui secretário da Junta de Lanhelas, e mais tarde Presidente da mesma Junta. No total servi a autarquia de Lanhelas durante 19 anos.
Desportivamente pratico ainda hoje ciclismo, tendo no ano de 2010 percorrido 10.500 Km.
O meu passado escolar foi igual ao de muitos jovens do meu tempo a quarta classe, aos 68 anos de idade e graças ao programa novas oportunidades concluí o ensino obrigatório, 12º ano.
Hoje com perto dos 73 anos, faço uma vida normalíssima e ainda pratico cicloturismo.
Gosto ainda de fazer poemas, sou casado há 49 anos.
Desportivamente; pratiquei natação, futebol (joguei no FC do Porto e S Tomé) tendo sido campeão de reservas naquela antiga colónia, fiz atletismo (não competição) na natação, para além de fazer percursos grandes, gostava muito de mergulhar.
O meu recorde em profundidade foi sete metros sem garrafa, aconteceu na Ilha do Príncipe (S. Tomé) marcado pela sonda da L/F Altair onde estava embarcado.
Como ciclista e já com 64 anos de idade iniciei a ligação entre a fronteira de S. Gregório e Vila Real de Santo António, era um sonho muito antigo que gostaria de realizar, todavia tal não chegou a concretizar-se devido a um acidente na Zona da Expo em Lisboa, fui abalroado pela retaguarda por um automóvel, este sonho terminou no início da minha quinta etapa que me levaria a Setúbal.
Para mais informação visitem a minha página do facebook (Joaquim Seixas).
A todos os fragatas um Bom Natal e muita saúde, espero estar presente na comemoração dos 50 anos do incêndio da nossa casa.
Passem bem, abraço

Joaquim Alves Rodrigues
(“Chiramaneco”)
Ex-Aluno nº 170, 1952-1956

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Finalmente encontrámos o "Russo", que já faz parte da "nossa tripulação"

 
 
 
Fotos do ex-aluno nº 103 (1962-1969) José Henrique Alves Moreira ("Russo")
 
"O que é prometido é devido". Acabei há pouco de falar com o "Russo" através do SKYPE. Este nosso amigo vive em Londres, para onde foi viver e trabalhar depois de ter regressado da Guerra Colonial em Angola. Estabelecemos uma conversa bastante agradável, onde recordámos muitos dos ex-alunos que connosco conviveram.
Disse estar bem de saúde embora tivesse anteriormente alguns problemas, mas que felizmente já diz ter ultrapassado, e que esteve em Portugal em Abril de 2011.
Perguntei-lhe se este ano vinha cá novamente, ao que respondeu que possivelmente virá, tendo eu adiantado que seria interessante ele vir, já que para o ano de 2013 se comemora o 50º Aniversário do  Incêndio da Fragata D. Fernando II e Glória.
Vamos decerto ter muitas oportunidades de falar com este nosso amigo, deixando aqui o seu contacto de correio electrónico na eventualidade de alguém o querer contactar: safarujo2000@yahoo.co.uk
Depois de uma conversa animada, despedimo-nos, enviando ele um abraço para todos os ex-alunos. Com a chegada do "Russo", a "nossa tripulação" continua a crescer.
 
Carlos Vardasca
(Braz) ex-aluno nº 14


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mais um encontro no "CID"

 Na foto estão o Artur ("Cão vadio"), Braz, João ("Saloio") e José Alves ("Gorila").
Restaurante o "CID". Lisboa 30 de Novembro de 2012
 
 Lá nos encontrámos de novo no  restaurante o "CID" no passado dia 30 de Novembro, numa rotina em que já nos vamos empenhando já há algum tempo. Desta vez estivemos muito desfalcados em presenças. O Augusto Gomes ("Torta") devido a um jeito que deu nas suas lides domésticas, o Joaquim ("Anão") por estar um pouco adoentado, o João Coelho e o Joel que por vezes lá vão desertando para outras paragens desta vez não marcaram presença.
Embora não houvessem certezas da sua presença, aguardávamos também a presença do Manuel Barrocas ("Pachachinha") que se tinha deslocado da sua terra cá para as bandas de Lisboa e que prometeu estar presente mas que, devido ao mau tempo e à sua "juventude um pouco avançada", possivelmente não lhe permitiu fazer-nos aquela visita por ele há muito desejada. Fica para a próxima.
Quero informar-vos também de que finalmente encontrámos mais um ex-Fragata que tinha "andado perdido" por terras de Inglaterra. Trata-se do José Moreira, mais conhecido pelo "Russo". Encontrámos aliás, ele é que entrou em contacto comigo por e-mail, e em breve irei falar com ele via SKYPE, para saber mais pormenores sobre por onde tem andado. Assim que souber mais informações informarei todos vós. Ele já me enviou algumas fotos suas, as quais irei editá-las amanhã para ver se ainda se lembram dele.
 
Carlos Vardasca
(Braz, ex-aluno nº 14)