quinta-feira, 14 de junho de 2012

Resposta do Comandante da Fragata à carta que lhe foi enviada

O Comandante Rocha e Abreu (de boina preta) junto da actual tripulação da Fragata D. Fernando II e Glória

Caro amigo Carlos Vardasca:
O que me propõe tem "pernas para andar" e tenho a certeza que a Marinha irá organizar uma cerimónia para lembrar a efeméride. Caso isso aconteça, como julgo que acontecerá, certamente que haverá oportunidade para algum dos antigos alunos se expressar em nome dos que neste histórico navio receberam a sua Formação para a vida.
Vamos trabalhar nisso com vontade de fazer uma cerimónia que nos dignifique a todos. Lembro-me que se ainda estivessem vivos alguns dos Bombeiros que combateram o fogo seriam também muito bem vindos, não acha?
Neste momento estou de férias no Sul. Quando voltar de novo ao serviço poderemos tratar de mais pormenores.
Com um grande abraço e até breve
Rocha e Abreu

quarta-feira, 13 de junho de 2012

3 de Abril de 2013. 50º Aniversário do incêndio da Fragata D. Fernando II e Glória

Carta da Comissão Organizadora dos Encontros Nacionais dos Antigos Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória, enviada ao actual Comandante da Fragata, Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro, José António de Oliveira Rocha e Abreu.

Exmo. Senhor Comandante
Provavelmente saberá. No próximo ano de 2013, precisamente em 3 de Abril, comemora-se o 50º aniversário do incêndio da Fragata D. Fernando II e Glória, data que, para todos nós ex-alunos, se revestirá de enorme importância, não porque queiramos comemorar essa tragédia mas simplesmente para assinalar o quão importante foi para todos nós termos passado por aquela instituição, que nos dotou das ferramentas para podermos moldar o nosso futuro.
Como calculará, e como já vem sendo hábito, esta Comissão Organizadora irá nessa data realizar o VI Encontro Nacional dos Antigos Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória, que provavelmente se irá realizar no dia 6 de Abril (Sábado), tendo em conta que o dia 3 será numa Quarta-feira dia de trabalho, nada propício a este tipo de realizações.
Tendo em conta o exposto, tem o propósito desta nossa carta, perguntar ao nosso amigo se tem conhecimento se a Marinha de Guerra tem previsto organizar alguma cerimónia comemorativa dessa data. Caso não haja nada previsto e como lhe dissemos inicialmente, iremos em todo o caso organizar o nosso Encontro Anual, onde irá ser evocada essa data de uma forma muito singela e nos moldes dos Encontros já realizados anteriormente, que não passam de simples momentos de confraternização, que nos possibilitam rever antigos companheiros da nossa infância e adolescência.
Caso a Marinha de Guerra tenha em previsão organizar alguma cerimónia alusiva à data, nós, antigos alunos daquela velha Nau, “última das Índias”, achamos que seria deveras interessante estarmos presentes, pois gostaríamos e teríamos um imenso orgulho e prazer em participar e fazer parte da mesma, de uma forma muito discreta e devidamente integrados no tipo de programação que for determinado pela Marinha de Guerra.
Os moldes da nossa participação (e permita-nos que possamos sugerir), poder-se-ia resumir a uma pequena intervenção na cerimónia oficial (caso se realize, claro!) com a leitura (para além de outros discursos de outras entidades oficiais convidadas) de um pequeno texto de um dos nossos ex-alunos mais antigos, que evocaria a sua passagem pela aquela instituição e (ou) a realização de um almoço comemorativo junto à Fragata evocativo da data, suportado pela Marinha (com a montagem de uma tenda apropriada para este tipo de eventos) onde a par dos convidados oficiais participariam também os antigos alunos da Fragata e os seus familiares mais directos.
E porque estamos em época de contenção de recursos e caso a Marinha de Guerra não possa suportar os custos resultantes da participação dos ex-alunos nesse almoço comemorativo, a participação destes poder-se-ia processar nos mesmos moldes dos nossos Encontros Anuais, ou seja, com uma inscrição prévia e o posterior pagamento do custo da refeição por cada um deles.
Na eventualidade de nada ser possível ser realizado daquilo que é sugerido nesta carta, seria no entanto também interessante e como alternativa, que na Revista da Armada do mês de Abril desse ano fosse editado um artigo (com ilustrações) alusivo àquela data (3 de Abril de 1963) do incêndio da Fragata D. Fernando II e Glória.
Caro amigo. Pensamos que, ao termos sugerido e lembrado a possibilidade de se realizar este tipo de comemorações não ter interferido naquilo que são as suas reais competências, dado que a única intenção foi não deixar passar aquela data em branco e relembrar uma data que decerto tem uma importância afectiva para todos, em especial para os antigos alunos que naquela data se viram órfãos daquela “velha Nau”.
Grato pela sua compreensão, aguardamos com alguma brevidade a sua resposta.
Melhores cumprimentos
 Alhos Vedros, 13 de Junho de 2012

A Comissão Organizadora dos Encontros Nacionais dos Antigos Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória

Augusto Gomes
Carlos Vardasca
Joaquim Lopes
José Alves                                                              

terça-feira, 5 de junho de 2012

Mais fotos de ex-alunos para o nosso arquivo


Enquanto decorria o almoço de confraternização do nosso V Encontro Nacional, foram-se trocando várias opiniões, relembrando passagens e episódios vividos a bordo no tempo quando ainda eramos crianças, enquanto outros, se muniam dos álbuns de recordações para partilhar momentos que jamais deixarão de fazer parte das suas memórias. Foi o caso de Manuel Alves Serralheiro, ex-aluno nº 213 (mais conhecido pelo "Brasileiro") que de Vidago trouxe o seu álbum de memórias para partilhar com quem já não convivia há cerca de 44 anos, e que para ele foi uma imensa satisfação estar presente ao rever os amigos.
Vindo de Castanheira de Pera, o Aníbal Cabrita, ex-aluno nº 229, deliciou-nos ao abrir o seu pequeno arquivo de fotos, onde pudemos rever antigos companheiros, alguns de  quem há muito não sabemos do seu paradeiro, mas outras de inegável interesse para todos nós.
Da sua colecção faziam parte (entre outras) estas quatro fotos de ex-alunos (onde ele se inclui) e que sem dúvida irão enriquecer o nosso já vasto arquivo fotográfico, possibilitando um dia (quem sabe?) editar-se um livro que conte a história da Fragata D. Fernando II e Glória, mas na perspectiva da vivência dos seus alunos a bordo daquela velha Nau "última das Índias".
Apesar da crise e de não termos por ali perto a "nossa fragata", os ex-alunos responderam há chamada, comparecendo em número significativo com as suas famílias dando um tom deveras acolhedor ao Encontro.
Para o próximo ano, se assim for o interesse de todos, voltaremos encontrarmo-nos e onde decerto aparecerão novos companheiros, a quem daremos as boas-vindas de regresso ao seio da nossa já apreciável "tripulação".
A actual Comissão Organizadora está convicta de que ao longo dos Encontros já realizados tentou fazer tudo de forma a que todos se sentissem satisfeitos com o seu trabalho, manifestando no entanto a ideia de que se deveria formar uma nova Comissão Organizadora para a realização dos próximos Encontros, dando assim a oportunidade a outros que tenham novas ideias e manifestem vontade e interesse em fazer parte deste tipo de realizações.
Com a convicção de que não voltaremos a "deixar morrer" este tipo de iniciativas, pensamos que ao logo do ano teremos muitas oportunidades para falarmos e pensarmos entre nós sobre este assunto, tendo em conta que em 2013 se comemora o 50º Aniversário do incêndio da Fragata D. Fernando II e Glória, data que nenhum de nós quererá deixar passar sem que seja lembrada.
Até lá, um abraço

Carlos Vardasca
(Braz, ex-aluno nº 14)
1963-1968 


segunda-feira, 4 de junho de 2012

V Encontro Nacional dos Antigos Alunos da Fragata D. Fernando II e Glória (Fotos)

Foto de grupo dos "Fragatas" presentes no V Encontro. Bombarral, 2 de Junho de 2012
Foto de grupo dos "Fragatas" e seus familiares
Quando o pessoal começou a chegar à concentração
O ex-aluno nº 229, Aníbal Cabrita (1956-1959) que veio ter ao V Encontro, e nos presenteou com fotos suas, que são uma autêntica relíquia para a reconstituição da história dos alunos da Fragata D. Fernando II e Glória. Na Foto estão também o "Albufeira" e o João Guilherme Coelho.
Um dos aspectos da sala onde decorreu o almoço
Outro aspecto da sala
Panorâmica geral da sala.